top of page

Projeto de ONG incentiva a reciclagem com a implementação do primeiro Ecomercado indígena do Brasil

  • Foto do escritor: Mandaracu Online
    Mandaracu Online
  • 9 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

A ONG House of Indians implementou um projeto no final de março na Comunidade indígena Ashaninka em Marechal Thaumaturgo, no Estado do Acre, que visa preservar o meio ambiente e reforçar a economia deste povo.


Os projetos desenvolvidos pela House of Indians objetivam a defesa dos povos da Floresta Amazônica, a sua cultura e espiritualidade. Dentre os projetos desenvolvidos pela ONG, desde 2014 estava sendo desenvolvido um modo de auxiliar a preservação da floresta dos detritos decorrentes da alimentação que é adquirida pelos indígenas no comércio local de Marechal Thaumaturgo, como sacos plásticos, metais, etc.

Este ano está sendo implementado o projeto onde os indígenas irão trocar os materiais recicláveis recolhidos por alimentos, auxiliando tanto a preservação do meio ambiente como movimentando a economia na Comunidade Indígena Ashaninka.

O primeiro indígena eleito Prefeito de Marechal Thaumaturgo, Benki Pyãko, disse que a iniciativa tem como objetivo desenvolver uma abertura de consciência sobre o valor ecológico e econômico da reciclagem. "Hoje, as comunidades indígenas das florestas tropicais tornam-se atores essenciais na proteção da Amazônia. Vivemos a consequência direta do crescimento do contato entre as populações e a consumo industrial (garrafas, sacos e embalagens plásticas, latas de alumínio). Infelizmente as políticas de reciclagem são raras nas regiões rurais da floresta, por isso temos de agir".


Segundo Marcelo Nunes Valladão, brasileiro que há 11 anos vive na Europa, fundador e presidente da House of Indians, a parceria com Benki enche a instituição de otimismo. "Benki é um ativista dos direitos do homem, defende a convivência pacifica entre o ser humano e o meio ambiente, desempenhando um papel ativo na proteção de suas terras, o que o tornou um líder das tribos vizinhas na reivindicação da autogestão política, econômica e agroecológica dessas tribos, em harmonia com as tradições culturais e espirituais. Temos certeza que esse projeto irá transformar Marechal Thaumaturgo", salienta.


A gestão do empreendimento será da tribo Ashaninka, que irá cuidar do estoque de alimentos, da negociação com os fornecedores e da manutenção do estabelecimento. Também serão responsáveis pelo processo de recebimento, pesagem, armazenamento e enfardamento dos recicláveis. O transporte do material recebido será realizado por meio de uma parceria com a prefeitura local. O espaço que irá abrigar o ecomercado foi reformado e mobiliado com investimentos da fundação House of Indians.

Comments


bottom of page