Senado ratifica Acordo de Minamata e Brasil torna mais rígida regras para descarte de mercúrio
- Mandaracu Online
- 10 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
O uso indiscriminado do mercúrio está diretamente relacionado com atividades ilegais que prejudicam o meio ambiente e grande responsável por sérias doenças que atingem a população, principalmente aquelas que são ribeirinhas.

O Acordo de Minamata possuí este nome em decorrência da Doença de Minamata, uma síndrome neurológica causada por envenenamento de mercúrio, que provoca distúrbios sensoriais nas mãos e pés, danos à visão e audição, fraqueza e, em casos extremos, paralisia e morte. Esta doença atingiu centenas de pessoas na cidade de Minamata, no Japão.

O Senado Federal ratificou o acordo internacional no dia 4 de julho e tona mais rígida as regras para o descarte de mercúrio a partir do dia 16 de agosto.
Várias empresas do setor industrial como Termelétricas, caldeiras de usinas movidas a carvão mineral, produção de metais não ferrosos e de cimento clínquer e incineração de resíduos terão de estabelecer medidas de controle.
Desde dois mil e treze 128 países assinaram o documento, dos quais 60 já entregaram seus documentos de ratificação
Comemorou o Ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, “Houve um grande esforço do governo brasileiro e do Congresso Nacional em negociar esse acordo, ele reflete os principais interesses ambientais do Brasil. Agora participaremos da próxima conferência como um País que ratificou a Convenção de Minamata”.
O Secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Tannús disse que “O objetivo desse acordo é a eliminação do uso e a redução das emissões de mercúrio, abrindo oportunidade para a inovação tecnológica, o uso de substâncias menos tóxicas e o aumento da competitividade das indústrias dos países em desenvolvimento”.
Quanto às ilegalidades qua acometem o Meio Ambiente, Letícia Reis, Coordenadora Geral de Qualidade Ambiental e Resíduos do MMA explicou que “A mineração ilegal está diretamente relacionada com o tráfico de espécies e com o desmatamento ilegal. O esforço de banir o mercúrio na atividade garimpeira, por exemplo, se coaduna com a agenda dos esforços da biodiversidade, além de gerar benefícios para a agenda de mudança do clima por meio do controle de emissões atmosféricas”.

Espera-se que com estas medidas possamos eliminar doenças que atingem nossa população mais carente e causam grande destruição ao meio ambiente.
コメント