top of page

Vamos ser a mudança que queremos em nossa sociedade celebrando neste dia 20 de julho o "Dia Int

  • Foto do escritor: Mandaracu Online
    Mandaracu Online
  • 19 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura


Foto: União de amigos (crédito: site Mundo das Mensagens)

Grande afeição, simpatia, apreço, apego, relacionamento social, benevolência para com os outros. Isso poderia ser a definição que mais abrange as possibilidades da palavra "amizade". Mas basta ter um amigo para saber melhor o que isso significa.


O sentimento que dá nome até uma ponte que liga o Paraguai ao Brasil começou a ter um dia só dele com a chegada do homem à Lua.

Quando Neil Armstrong pisou em solo lunar em 20 de julho de 1969, o professor e dentista argentino Enrique Ernesto Febbraro começou uma campanha divulgou que essa era “grande oportunidade de fazer amigos em outras partes do universo” e ele próprio lançou a campanha "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro". A repercussão fez com que Buenos Aires institucionalizasse o dia como o Dia Internacional do Amigo.


Com o tempo, Uruguai e Brasil passaram a adotar oficialmente o dia, com até decretos oficiais estaduais e municipais.

Apesar disso, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu pela celebração do Dia Internacional da Amizade entre os países-membros da ONU para o dia 30 de julho. A outra data foi inspirada por outro sul-americano: o médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, que por meio da Cruzada Mundial da Amizade, difundiu a Cultura de Paz a fim de ressaltar a boa convivência entre os povos do mundo. A Cruzada deu entrada no pedido junto à ONU com dezenas de países e, em abril de 2011, durante a 65ª Sessão da Assembleia, foi instituída a data.


A Cultura de Paz foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e a instituição do dia 30 foi influenciada também pela Década Internacional da Cultura de Paz e Não-violência para as Crianças do Mundo (2001-2010).


As Nações Unidas, na promulgação a data, reconhecem a relevância e a importância da amizade como um sentimento nobre e valioso entre os seres humanos. A ONU tem em mente que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços para a paz e apresentar uma oportunidade de formar pontes entre comunidades e respeitar a diversidade cultural.


A amizade é o estabelecimento de pontes no sentido de maior compreensão e respeito das diferentes culturas do Mundo, do Brasil e do Nordeste. Defender Direitos Humanos e criar amizades para entender os diferentes povos e indivíduos é fundamental se quisermos um planeta melhor e mais desenvolvido com tolerância à diversidade.

A amizade duradoura (e também o respeito ao próximo) é algo constante, como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade em "O Avesso das Coisas": "Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada".


Comments


bottom of page