Maior Projeto de Sustentabilidade do Mundo pretende transformar o deserto em terras férteis
- Mandaracu Online
- 9 de out. de 2017
- 1 min de leitura
Desde 2008 o Projeto Floresta no Saara está implementando técnicas inovadoras para tornar o deserto em áreas férteis. Os países da Noruega e Jordânia trabalham utilizando a tecnologia para transformar o meio inóspito e seco do Saara com vegetação nativa, fonte de água e energia limpa.

Na cidade de Aqaba, sul da Jordânia, o oásis prometido começa tomar forma a partir do início da implementação do Projeto, utilizando o calor do sol concentrado para a geração de energia.
São utilizados espelhos solares que por meio da concentração dos raios do sol aquecem a água do mar até ferver criando assim dois produtos ao mesmo tempo, a água potável por meio da destilação e a energia elétrica por meio de turbinas que são movidas pelo vapor d'água.

O Projeto Floresta no Saara foi desenvolvido pelo arquiteto Micheal Pawlyn, o designer Charlie Paton e o engenheiro Bill Watts. Eles remeteram a sua proposta para ONGs que tinham interesse em financiar o Projeto e apresentaram na COP15 Mudanças Climáticas.
Além da Jordânia que já está implementando o Projeto há vários países asiáticos interessados em implementar em seus respectivos países como a Tunísia.
Comments