Centro de Tratamento de Resíduos – CTR em Petrolina irá completar quatro anos de inovação no Sertão
- Mandaracu Online
- 19 de nov. de 2017
- 1 min de leitura
Petrolina, cidade do Sertão de Pernambuco, completará três anos com um Centro de Tratamento de Resíduos moderno e inovador, construído conforme o estabelecido na lei 12.305/10, que instituiu metas com proposta para a eliminação dos chamados lixões.

A "Califórnia Sertaneja", como é conhecida Petrolina, possuí aproximadamente 400.000 habitantes, atingindo um porte de cidade média, mas para os padrões do sertão nordestino ela é uma grande cidade e com isso trazendo consigo os problemas dos municípios urbanos brasileiros, o lixo.

Sensibilizado com o grande problema dos lixões no Brasil, o Governo Federal promulgou a 12.305/10 que tem como objetivo acabar com o problema ambiental e dar uma destinação mais sustentável para os materiais descartados pela sociedade. O grande problema que após o prazo determinado na lei para que todos os municípios se adaptassem a nova realidade sustentável até 2014 a maior parte dos lixões ainda permanecem ativos.
Os lixões trazem um grande problema ambiental para todo o ecossistema como o chorume que é produzido pela decomposição dos materiais orgânicos poluindo os lençóis freáticos e a dispersão do material inorgânico por uma grande área pelos ventos, animais e até mesmo ação humana.
Petrolina, em ação moderna e inovadora cumpriu o prazo estabelecido na lei 12.305/10 e inaugurou no final de 2013 o Centro de Tratamento de Resíduos da cidade.

O CTR de Petrolina fica a 35 Km da cidade, na BR 407 e segue as normas nacionais de resíduos sólidos. São destinados nele resíduos domiciliares e industriais, possuindo um capacidade para receber até 500 toneladas de rejeitos por dia. Atualmente é recebido próximo a 300 toneladas de lixo urbano diariamente.

Comments