top of page

Ribeirinhos se animam com aumento do volume de Sobradinho, em janeiro deve atingir 10%

  • Foto do escritor: Mandaracu Online
    Mandaracu Online
  • 18 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

A Barragem de Sobradinho, localizada no Rio São Francisco à 50 Km de Juazeiro (BA), é uma das responsáveis pelo desenvolvimento da região do Sertão Nordestino próximo à área, colaborando com a geração de energia e disponibilização de água para irrigação. A grande seca que tem atingido o sertão nordestino impôs grandes reduções de descargas mínimas dos defluentes nos grandes reservatórios do Rio São Francisco. As barragens no Velho Chico tiveram que reduzir a vazão de seus reservatórios desde o início de 2015.


Foto: Barragem de Sobradinho (crédito: Joel/Mandacaru)

Sobradinho quase chegou ao nível crítico de 1% de seu volume nos meses de outubro e novembro, onde a Agência Nacional de Águas (ANA) restringiu as quartas feiras para a captação de água das barragens a fim de garantir uma quantidade mínima do volume em seus reservatórios.

As chuvas nos afluentes e nas cabeceiras dos afluentes do Rio São Francisco foram satisfatórios em novembro e garantiram um defluência suficiente para aumentar o volume de Sobradinho para atuais 3,27%. A vazão da barragem chegou a ser aumentada para poder insuflar o volume das barragens abaixo de Sobradinho, porém esta semana foi reduzida novamente para 550 m³/s para aumentar sua capacidade.

Ribeirinhos comemoraram o aumento do nível do São Francisco após anos de seca com previsão de atingir um volume de 10% em janeiro se manter o atual valor de precipitação de chuvas. Vários moradores da região estavam apreensivos após o Velho Chico quase secar em certas áreas. Apesar da previsão animadora especialistas estão céticos quanto à estabilização do volume das barragens, pois caso permaneça uma precipitação de chuvas abaixo da média histórica é possível que o Rio São Francisco continue a baixar seu volume dágua e opinam sobre a importância da restrição na captação da água para garantir o nível mínimo das barragens até sua recuperação satisfatória.

تعليقات


bottom of page