Pipeiros em Pilão Arcado, Bahia, paralisam atividades por falta de pagamento
- Mandaracu Online
- 24 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Os motoristas de carros pipas contratados pelo Programa de Combate à Seca em Pilão Arcado, ao noroeste da Bahia, gerenciado pelo Exército estão paralisados desde o dia 21.

Eles reivindicam há anos melhorias no Sistema de Gerenciamento da Operação Pipa, mudança no fator de multiplicação e o cumprimento do cronograma de pagamento pelas carradas entregues. Foram inúmeras as mobilizações realizadas por estes profissionais buscando levar suas pautas de reivindicações aos Órgãos responsáveis procurando por soluções que satisfaçam a todos.
Crisna, motorista de carro pipa de Pilão Arcado, informou que os pipeiros ficaram sem receber por diversas entregas de água que foram realizadas nas comunidades. Conforme ele o Sistema que é gerenciado e fiscalizado via satélite não está registrando o percurso realizado e a passagem do cartão pelo morador assistido pelo programa, sendo que somente aquelas carradas que foram apontadas pelo Sistema e devidamente gravadas é que serão pagas pelo Exército. Disse que este problema já é recorrente há muito tempo e até hoje não foram tomadas providências com a finalidade de verificar se o Sistema realmente funciona e que acaba prejudicando a todos os motoristas pois estes são obrigados a arcar com todas as despesas realizadas para levar a água até às comunidade necessitadas. Os pipeiros reclamam que são obrigados a financiar o Programa, pois eles arcam com os custos de combustível, óleo, manutenção e peças de reposição do caminhão, vindo a talvez receber depois de noventa dias pelo trabalho realizado.
Diversos pipeiros já registraram os mesmos problemas em outras localidades e esperam uma solução final para a falha técnica. Neste ano já houve diversas manifestações realizadas em frente às Organizações Militares responsáveis pela gerência do Programa além de bloqueio de rodovias e pontos de abastecimento de água para as cisternas dos carros pipas.
O Exército por meio de nota informou que os pagamentos são realizados de acordo com o registro das carradas entregues gravadas no Sistema conforme o contrato e que nesta última semana em trinta aparelhos vistoriados em Pilão Arcado somente um venho a apresentar defeito.
É aguardado pelos pipeiros nesta semana uma reunião com os responsáveis pela gerência do Sistema naquela localidade a fim de chegar em uma solução para não prejudicar mais ainda as comunidades, pois conforme eles dizem o objetivo é apenas cumprir os acordos determinados e receberem o que tem direito e levar a água aos sertanejos tão necessitados.
Comments