top of page

Cidades do Nordeste sediam diálogos para elaboração do Macrozoneamento Ecológico Econômico da bacia

  • Foto do escritor: Mandaracu Online
    Mandaracu Online
  • 3 de abr. de 2018
  • 1 min de leitura

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove, neste mês de abril, mesas de diálogo relativas ao processo de elaboração do Macrozoneamento Ecológico Econômico da Bacia Hidrográfica do São Francisco (MacroZEE). Serão quatro encontros em cidades estratégicas para a bacia hidrográfica: Belo Horizonte (MG), Barreiras (BA), Petrolina (PE) e Maceió (AL).


Foto: Barragem de Sobradinho (crédito: Getúlio Nascimento)

O objetivo é a construção da proposta de gestão para a bacia, a ser realizada por participantes pré-selecionados no âmbito do processo. São esperadas cerca de 130 pessoas e aproximadamente 95 instituições nas mesas de diálogo, entre representantes dos governos federal e estaduais, setores produtivos e instituições da sociedade civil.

De acordo com coordenador-geral de Gestão Ambiental Territorial e Urbano do MMA, Salomar Mafaldo, após um longo período no qual "nos dedicamos à atualização e complementação do diagnóstico temático, inicialmente elaborado pelo Consórcio ZEE Brasil e a construção de cenários prospectivos para os anos de 2027 e 2040 da bacia, essa etapa se materializa na definição de zonas e diretrizes de ação a serem adotadas, visando garantir o uso sustentável nos recursos naturais a médio e longo prazo para a Bacia Hidrográfica do São Francisco”.

O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús Júnior, lembrou que as contribuições públicas também podem ser feitas por meio de hotsite específico. “Essa ferramenta representa uma modernização e um avanço nos processos de participação social”, disse.

Republicado do site do MMA

Comments


bottom of page