top of page

Movimentos Sociais realizam evento em alusão ao 13 de Maio – Não é Dia de Negro, em Olinda-PE

  • Foto do escritor: Mandaracu Online
    Mandaracu Online
  • 12 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Como forma de resistência e enfrentamento ao racismo, a Coordenadoria de Igualdade Racial – da Executiva de Segmentos Sociais (SESES) – que integra a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, realiza uma grande mobilização da População Negra, integrantes de Comunidades Tradicionais, Povos de Terreiros e defensores dos direitos do segmento, em alusão ao dia 13 de Maio – Não é Dia de Negro. O evento acontece nesta sexta-feira (12), às 16h, no Terreiro de Xambá.


De acordo com integrantes dos movimentos sociais da igualdade racial, o dia 13 de maio (considerado oficialmente o Dia da Abolição da Escravatura) não representa um ganho de direitos aos negros e negras do Brasil. “No entendimento da população negra, não há como comemorar uma data que foi instituída oficialmente, mas não trouxe dignidade nem inserção social. Negros e negras libertos, não contavam mais com o apoio de nenhum setor da sociedade para garantia dos direitos humanos”, explica o secretário Executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura.

Ainda de acordo com o segmento, desde os anos 80 que a data representa um dia nacional de luta contra o racismo. Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a reflexão a respeito da Abolição da Escravatura, que manteve o negro em situação de exclusão social e pobreza. De acordo com o movimento, é necessária que seja elaborada uma nova leitura a respeito do calendário que oficializa a data, ao tempo em que acompanha as mudanças que estão acontecendo no cenário social do País.

IGUALDADE RACIAL – A Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES) conta com a atuação da Coordenadoria de Igualdade Racial – que trabalha na promoção de políticas afirmativas relacionadas à população negra do estado de Pernambuco. O trabalho da Coordenadoria foi referendado pelo Governo de Pernambuco e contou com apoio direito da gestão Paulo Câmara, na assinatura do decreto que instituiu o Plano de Igualdade Racial, no ano de 2016.

Serviço:

Terreiro de Xambá – Rua Severina Paraíso da Silva, nº65 – Portão de Gelo, São Benedito / Olinda-PE

Republicado do site da SJDH PE

Comments


bottom of page