top of page

Operação de Combate à Seca no sertão de Pernambuco e parte da Bahia está paralisado

  • Foto do escritor: Mandaracu Online
    Mandaracu Online
  • 15 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Os profissionais do combate à seca, responsáveis pelo abastecimento de água das cisternas no sertão nordestino afirmam que o abastecimento d’água por caminhões-pipas está prejudicado em vários municípios do Sertão de Pernambuco e parte noroeste da Bahia.

Várias meios de comunicação divulgaram o início da manifestação dos pipeiros. Confira abaixo o vídeo públicado pelo Canal Tubal do Vale:


Os principais motivos elencados por eles é a falta de pagamento, as falhas apresentadas nos equipamentos que registram as entregas de água realizadas modificando a distância em divergência com a contratada e o aumento constante nos valores dos combustíveis, encarecendo e tornando inviável o trabalho dos pipeiros.

Conforme levantamento a distribuição da água será prejudicada em 12 municípios do sertão nordestino. Os mananciais do Ibó (Salgueiro, Terra Nova, Parnamirim e Serrita), Izacolândia (Dormentes, parte de Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Lagoa Grande), Borda do Lago (Floresta), Gameleira (Carnaubeira da Penha), Compesa (Cabrobó e Belém do São Francisco) encontram-se fechados.

Em relação ao município de Curaçá – Bahia, o 72 Batalhão de Infantaria Motorizado mandou a seguinte nota ao Blog Geraldo José:

“O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, atendendo solicitação do Blog Geraldo José, informa que tomou conhecimento de que os prestadores de serviço autônomos (pipeiros) do município de Curaçá-BA paralisaram suas atividades.

O município de Curaçá-BA possui atualmente 21 pipeiros contratados que realizam o abastecimento em 522 Pontos de abastecimento (PA). Os contratos para prestação do serviço são trimestrais e os pagamentos mensais, realizados após a prestação de contas mensal que é finalizada após a assinatura dos Recibos de Pagamento de Autônomo (RPA).

Em relação ao trimestre passado (abril, maio e junho), os pipeiros do município receberam o pagamento do mês de abril. Referente a maio, exceto dois que não assinaram os RPA, todos já receberam o pagamento. No dia sete de agosto, ocasião em que foi realizado o 4º sorteio, para o período de trabalho de outubro a dezembro do corrente, os pipeiros assinaram os RPA relativos ao mês de junho cujo pagamento já se encontra em processamento.”

A pouco, por meio do youtube, o Blog do Elvis publicou um vídeo do Deputado Federal do partido Solidariedade, Kaio Maniçoba, faz apelo ao ministro da Integração em prol dos pipeiros de Pernambuco. Confira abaixo:


Comments


bottom of page