top of page

Pipeiros da operação carro-pipa paralisam as atividades de abastecimento de água no município de Pil

  • Foto do escritor: Mandaracu Online
    Mandaracu Online
  • 6 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

Os pipeiros do município de Pilão Arcado na Bahia, vinculados à Operação Carro-Pipa coordenada pelo Exército Brasileiro e sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, paralisaram suas atividades de abastecimento de água em comunidades abastecidas pelo programa que dependem desse serviço para suas necessidades básicas.


Eles reivindicam o reajuste dos valores pagos pelo transporte da água em torno de 63%, que segundo eles, não é corrigido desde o ano de 2009, reforçado por todos os aumentos de combustíveis ocorridos no período, o aumento do custo de manutenção e problemas do sistema digital responsável por controlar as carradas de água entregues para a população.

Várias tentativas de negociação junto ao Exército Brasileiro e à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, foram realizadas antes da paralisação, porém as partes não se posicionam com relação a correção dos problemas enfrentados pelos pipeiros, sendo necessária a paralisação por tempo indeterminado, relata um dos pipeiros do município.

Nos últimos dias, muitos representantes de famílias beneficiadas pelo programa, tem procurado a Sede do COMDEC para reivindicar o abastecimento, porém o representante municipal, Pedro Barrense, relata não ter outra alternativa para o abastecimento das comunidades afetadas pela paralisação.

A população, principal afetada pela paralisação, fica sem alternativas para conseguir o bem mais básico do ser humano, enquanto as partes governamentais não solucionam ou negociam com os pipeiros suas reivindicações, continua na esperança do acaso ou da boa vontade de alguns.

Comments


bottom of page