top of page

A luta dos indígenas por uma saúde de qualidade

  • Foto do escritor: Mandaracu Online
    Mandaracu Online
  • 16 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

No dia 08 de março de 2019 Indígenas de Alagoas e Sergipe manifestaram-se em Porto Real Do Colégio, cidade de Alagoas, contra a municipalização da saúde pública indígena.

A manifestação foi realizada para chamar a atenção do Governo Federal para que a saúde Indígena não possa ser esquecida ou deixada de lado, além de ser também cultural onde mostraram suas tradições dançando e cantando na BR-101.


A reivindicação é uma questão muito importante a ser debatida, pois nos últimos anos vários direitos veem sendo tirados dos Indígenas e, atualmente a saúde indígena é de responsabilidade Federal e o governo lançou uma proposta de tornar ela municipal.

Acontece que muitos municípios não tem recursos suficientes para manter serviços básicos de urgência e emergência enquanto que a Rede Federal já existe toda uma estrutura, além da verba Federal ser maior.

O Governo Federal criou a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) melhorando e muito a saúde Indígena, mas se transferir essa questão da saúde para as Prefeituras os Indígenas temem que possa piorar a qualidade do atendimento médico as tribos Indígenas, pois os recursos que as Prefeituras recebem muitas das vezes são limitados.

É muito importante destacar também que os Indígenas conhecem muito bem a importância da preservação ambiental, buscam sempre cultivar suas tradições e vivem promovendo o bem ao próximo morando em coletividade.

Buscam viver em harmonia com a natureza pois dela é que vem o seu sustento, além de considerarem a terra como um lugar sagrado.

Então a saúde indígena é um direito primordial que deve ser mantido de forma que eles recebam o melhor tratamento possível por parte das autoridades e a continuação da SESAI é o modo de garantir o bom atendimento da saúde aos indígenas feito até agora pelo Governo.

留言


bottom of page