Atuação da ADRA BRASIL no acolhimento dos migrantes venezuelanos em Roraima
- Mandaracu Online
- 13 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2021

Em Boa Vista-RR, a Mandacaru Online foi até a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do BRASIL (ADRA BRASIL), a fim de conhecer as atividades desenvolvidas por essa organização.
Lá, fomos recebidos por Gizele Teixeira, Coordenadora de Projetos, e Josiele De Oliveira, Jornalista responsável pela Comunicação Social da Agência, as quais explicaram as ações da ADRA no apoio aos refugiados venezuelanos em situação de vulnerabilidade.

A ADRA é uma organização privada, não governamental e sem fins lucrativos de objetivos assistenciais, beneficentes e filantrópicos. É a Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia presente no BRASIL desde 1984, organizada em 13 regionais que abrangem 15 estados.
Desde o ano passado, a regional da ADRA BRASIL em Roraima ocupa o local onde funcionava uma escola estadual do Bairro Tancredo Neves, cedida pelo Estado.

Daniel Lessa Duarte Fernandes foi recentemente transferido da Regional da ADRA BRASIL em Manaus para ocupar o cargo de diretor regional da ADRA BRASIL em Roraima, substituindo o Pastor Arlindo Kefler Filho.
A ADRA é responsável por diversos projetos de apoio a imigrantes venezuelanos e também cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade. Dentre os projetos, destacam-se os seguintes:
- Projeto Alimentando a Esperança: projeto que, como o nome já diz, destina-se a levar alimentação aos necessitados. O projeto tem apoio da UNICEF, contando com apoio de nutricionista para confecção de refeições diferenciadas para crianças e adultos com necessidades especiais. Cerca de 2.000 refeições são preparadas na cozinha da ADRA e distribuídas nos abrigos da Operação Acolhida, esta gerida pelo Exército Brasileiro.

- Projeto Emergência Roraima: esse projeto, voltado apenas para os imigrantes abrigados legalmente, contam com apoio da FUNASA (Fundação Nacional De Saúde) e CAER (Companhia De Águas E Esgoto De Roraima). Consiste em levar apoio médico/hospitalar, e também de conscientização sobre higiene pessoal e asseio corporal, com apoio para banho.O projeto também possui parceria com o Fundo Canadá Para Iniciativas Locais (CFLI), com objetivo de oferecer acesso aos serviços básicos de saúde e essenciais à gestantes e lactantes venezuelanas e brasileiras, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora De Nazareth (HMI).
Há também o trabalho de conscientização e orientação dessas mulheres em relação aos direitos humanos e violência contra a mulher.
- Projeto ANA (Ações Alimentares e Não-alimentares para Venezuelanos e Não-venezuelanos): Um projeto complementar aos dois anteriores, mas com apoio da USAID (Agência Dos Estados Unidos Para O Desenvolvimento Internacional).
Além dessas atividades, no interior da ADRA, em parceria com as organizações do Sistema S (Senac, Sebrae, Senai), são ministrados cursos para capacitação profissional, assim como cursos de idiomas e outras capacitações.

Assim como as demais Agências e ONGs atuando em Roraima, a ADRA desenvolve um trabalho fundamental para amenizar a situação de vulnerabilidade dos migrantes venezuelanos e cidadãos brasileiro, complementando as ações sociais insuficientes dos Órgãos Públicos.
Por Lucas Duarte e Daniel dos Santos
Colaboradores
Comments